Viajar

Falar outro idioma? App’s infalíveis para arrasar no estrangeiro

Não deixe a barreira linguística te segurar. Se você tem um smartphone você PODE!

A dica de hoje é muito significativa para você que quer viajar ‘Like a Boss’. Uma das grandes diferenças entre o turista e o viajante é o interesse em aprender a língua local, pois como todos nós sabemos é ela quem melhor nos conecta culturalmente e socialmente.

É óbvio que não vai dar tempo de aprender o suficiente para logo de cara papear sobre política ou sobre o sexo dos anjos. Porém, só de estudar um pouquinho já mostra o interesse para com a outra cultura e amolece corações.

J Hope Thank You GIF - Find & Share on GIPHY

Lembra aí quando você conheceu um gringo e como foi um super quebra gelo quando ele disse alguma palavra em português. Como você se sentiu? Geralmente é aquele ‘obrigado’ super fofo.

Morando na linda Alemanha me apaixonei por essa língua brusca, direta é complicadíssima. Chomsky já dizia:

“Quem aprende alemão… aprende qualquer língua.” 

Estou na expectativa de tornar o alemão minha sexta língua e então abrir portas para aprender outras! Não vamos por uma meta, mas quando atingirmos a meta, dobraremos a meta!  

Primeira coisa ao decidir morar na Alemanha foi baixar todos os apps possíveis para aprender alemão no celular. Alguns muito bons, outros nem tanto, outros pagos e eu pobre. Então vou listar aqui os apps que usei e fazer uma análise profissional de linguística para que vocês façam a escolha que mais se adequa pra você. Simbora??

duolingo-1

Quem nunca ouviu falar de duolingo, não é verdade? Todo mundo conhece, muita gente tem, outras fingem que usam e outras arrasam no domínio de uma língua através dele.Esse app é super conhecido para aprender um língua afinal de contas, ele é o app com mais opções de línguas para aprender. Aqui vai uma lista: Português, Alemão, Checo, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Coreano, Espanhol, Francês, Grego, Hindi, Holandês, Húngaro, Indonésio, Inglês, Italiano, Japonês, Polonês, Romena, Russo, Tailandês, Turco, Ucraniano, Vietnamita, Árabe.

É óbvio que nenhum app vai substituir aulas presenciais, mas já vi pessoas fazerem verdadeiros milagres com esse app, como uma amiga minha que passou na prova de integração (prova para tirar passaporte alemão por casamento ou quando pede cidadania por descendência) apenas maratonando esse app algumas vezes. Quem quer faz por onde, né?

Para todo aprendizado precisamos de persistência e esse app te lembrar todos os dias que você precisa estudar por ele pelo menos 5 minutos diários. Quando você começa a pular dias, ele tira domínio já conseguido em alguns temas te impossibilitando de passar de fase.

duolingo

A direita da figura acima mostra a interface do Duolingo nas áreas de conhecimento a serem atingidas, em cores diferentes. Por exemplo, se deixar de estudar alguns dias perde o volume nas barrinhas. Preciso revisar a unidade para desbloquear novos assuntos.

Como você deve ter notado, que o idioma base no exemplo e o inglês. Pelo alemão ser de origem germânica e o estudante dominar o inglês, aprender alemão através dessa língua pode ser mais fácil de assimilar e obter uma tradução mais aproximada.

A língua do nosso cérebro é imagem, um exemplo disso é que se alguém gritar “pão”, virá logo em sua mente a imagem de um pão, e o gosto está na ponta da sua língua, acertei?

Isso acontece exatamente porque aprendemos convivendo, observando, no dia a dia. Assim como um bebê aprende a falar, primeiro ele observa, escuta, se acostuma com os sons e só depois ele se arrisca a dizer algumas palavras.

No começo eu escutava e tudo parecia uma frase só. Não conseguia distinguir as palavras separadamente. Agora já consigo identificar algumas palavras de acordo com as que ouço com mais frequência, e me arrisco a tentar pronunciar algumas treinar até atingir a pronúncia perfeita ou mais próxima.

Quando aprendemos com muita tradução e ficamos tentando decorar significados demoramos para pegar fluência.  E simplesmente desistimos acreditando ser impossível para nós aprender uma língua, mas eu quero te dizer que isso é mentira.  Você pode sim aprender uma língua, basta ter mais convivência com falantes nativos, consumir mais materiais auditivos como filmes e músicas no idioma desejado e você chega lá.

“Aprendi inglês em 8 meses e fiquei fluente morando em uma cidade na Ásia em que eu era a única brasileira. It’s possible.”

O Duolingo faz muita tradução, tem poucas imagens e as vezes elas não fazem sentido algum com o texto, fazendo uma pequena confusão no nosso cérebro. Houve momentos que a imagem era um garoto e a frase sobre uma garota, e isso é bem perigoso pois no alemão existem três artigos: o Feminino, o Masculino e o Neutro.  Além de possuir o artigo definido declinado, ou seja, temos formas diferentes para o Nominativo, genitivo, acusativo e dativo.

Só de escrever isso já dá preguiça de aprender. Aprender corretamente os artigos é extremamente importante e infelizmente o que é feminino em português pode ser masculino em alemão, como:

“O Sol” – Die Sonner.  – Die é artigo feminino

“A Luna” – Der Mond – Der é artigo masculino

Os exercícios do Duolingo são bons e dá pra ter uma boa base da língua se você se aplicar. Principalmente com relação ao vocabulário e não tanto gramática.

Duolingo para iOS aqui.

Duolingo para Android aqui.

babbel-1

Foi através do Rosetta Stone que encontramos o Babbel. Ambos os apps são pagos, contudo o Babbel sempre faz umas promoções muito boas. Uma promoção da Copa do Mundo FIFA fez 12 meses pelo preço de 6. Custa R$ 95 aproximadamente.

Como o foco desse app é gramática, valeu muito a pena revisar para obter explicações sobre as regras. Apesar de ter tradução, tem muita imagem e áudio, todos esses recursos juntos, fazem do app muito mais proveitoso.

babbel.jpg

Algo muito legal no Babbel são as simulações de diálogo. Elas são bem reais, exatamente como acontece na rua. Se vocês observarem a graduação do Babbel na imagem, eles primeiro apresentam o som, a imagem e a tradução. Depois a imagem, a escrita com as letras disponíveis e o som, para só então progredir para onde você tenta escrever de acordo com a tradução embaixo. Usando lógica e som.

O babbel ganha pela variedade de material e a combinação com coisas essenciais no dia a dia. Além de poder ter todo esse material disponível no telefone mesmo offline.

Infelizmente, o Babbel perde para o Duolingo na oferta de línguas para aprender, são apenas 7 línguas ofertadas: Português, Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Sueco.

Este post não é patrocinado. Quem dera!  Babbel, nos patrocine, nunca te pedi nada!

Essas são apenas algumas dicas para você querido viajante! Se liga nelas e faça uma ótima viagem. Se der se misture, se jogue e aprenda a língua!! É gostoso e os nativos adoram! Faz o maior sucesso com o sexo oposto, fica a dica.

Você pode baixar o app para IOS aqui.

Você pode baixar o app para Android aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.