acomodação Brasil hospedagem Viajar

Viajando de Graça. Dá sim!

Claro que ninguém vai chegar em você e falar "bora eu pago", mas a gente te conta os paranauês.

Viajar de graça, o desejo que no fundo no fundo todos nós aqui já fizemos. Porque tem que ser tudo tão caro? Passagem, hotel, passaporte, visto… Aff se o bolso fosse uma parte do corpo já estaria doendo só de imaginar.

Se mandar pelo mundo a fora realmente demanda um certo valor que muitos de nós, reles mortais, demoramos muito pra conseguir naquelas 8h ou 12h de trabalho frenetico por um salario muitas vezes bem menor do que gostariamos. Porém, não é só pagando absolutamente tudo que pode levar você a conhecer os destinos dos seus sonhos!

Mas antes que vocé pense que vai ler um texto cheio de manhas e artimanhas pra se livrar de cada centavo ja vou avisando logo, não é bem assim. NADA meus caros e minhas caras, NADA É ABSOLUTAMENTE DE GRAÇA, ok?

Então como nós ja estamos ressalvados dessa premissa, vamos ao que realmente pode aliviar nossos sofridos bolsos na hora de decolar.

VOOS

Falando em decolar… Há como viajar de avião de graça? SIM!

A nivel Brasil, nós temos a Força Aérea Brasileira (FAB) que oferece vagas em seus voos com objetivos militares para qualquer cidadão brasileiro com documento de identidade.

Os destinos são apenas 16 cidades, entre elas 13 capitais brasileiras: Boa Vista, Belém, Manaus, Fortaleza, Porto Velho, Natal, Recife, Salvador, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. Eles também fazem voos para Pirassununga (SP), Canoas e Santa Maria (SC).  Não dá pra ir pra qualquer lugar, mas já dá pra conhecer boa parte do país ai nessa listinha.

Como?

Pra poder voar de graça com a FAB você precisa se cadastrar no Correio Aéreo Nacional (CAN). Em cada região do Brasil tem pelo menos três postos nas bases aéreas. Você prenche a ficha com seus dados pessoais e opção de embarque e destino. A FAB que entra em contato quando surgir uma vaga. Você não pode escolher as datas,  e precisa se certificar de estar trajando roupas “adequadas” no dia do voo e de levar bagagem de até 15kg, além de bolsa de mão pequena.

Destacamos que não é fácil nem certeza de conseguir de primeira. Os voos são preechidos com criterios de seleção de prioridades militares. Mas, literalmente, “não custa nada” tentar!

HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Esse talvez seja o gasto mais alto quando se trata de viajar, dependendo da modalidade de acomodação que escolher. Hotéis são caríssimos e se for em alta temporada então, vish!

Mas se você já é leitor assíduo do The Traveler Wish já sabe que uma das formas de viajar sem pagar hospedagem é o famoso Couchsurfing. A gente explicou como funciona a comunidade solidária de hospedes e anfitriões aqui, se você quiser relembrar.

Se a sua vibe não é bem essa há também várias oportunidades de descolar uma acomodação na faixa usando trabalho voluntário. O mundo está cheio de viajantes que rodam o planeta realizando tarefas voluntarias em troca de acomodação e as vezes até com refeições inclusas!

Como?

Umas das formas mais utilizadas pra encontrar uma oportunidade dessas é atravéz de sites especializados em voluntariado. Um deles é o Worldpackers. O site é brasileiro e engloba opções de jobs em todo o mundo. Voce cria uma conta com seu e-mail ou Facebook e pesquisa por destino as chances oferecidas. Se você fala mais de um idiona ou sabe realizar um trabalho especifico como Chefe de cozinha ou Webdesigner as chances aumentam. Com eles dá pra encontrar oportunidades muito legais e ainda engordar o seu curriculo com uma experiência no exterior! Se joga!

Cada uma das oportuniades de voluntariado tem criterios de seleção e regime de trabalho diferente. Algumas exigem mais horas trabalhadas outras menos, umas dão acomodação, outras oferecem uma ou todas refeições diárias também. Se liga que passagem aérea, vistos e seguro de viagem, ou de saúde, precisa ser por sua conta.

O The Traveler Wish já utilizou o Wordpackers para trabalhos voluntários na Croácia, na Sérvia, na Bósnia e Herzegovina, na Romênia e na França. O site funciona como um canal entre os hostéis, e demais empresas contratantes, e os voluntários. Após o primeiro contato a empresa pode utilizar formas de seleção diversas e a resposabilidade do site para com você é de orientação e suporte.

Lembre-se também que você não estará apenas viajando e “curtindo a vida adoidado”. Terá que cumprir o que foi estipulado pela empresa antes de poder ir curtir a cidade ou viajar por ai. Tudo sempre funciona de maneia bem leve já que o objetivo desses trabalhos inclui disponibilizar ao viajante que ele se divirta e explore os arredores.

Curtiram nossas dicas pra se mandar sem gastar quese nada? Então não perca as próximas publicações, curta nossa página no Facebook!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.