transporte

Se locomovendo na Europa Like a Boss

Já perdi a conta de quantas vezes eu desci em uma parada ou estação errada.

Sou terrível com direções, me perco até com tudo desenhadinho de como fazer. Mas graças a isso aprendi vários  macetes que tenho certeza que vão te ajudar muito na sua viagem na Europa, vamos lá então?

É uma maravilha, pra começo de conversa, tudo funciona na hora, transporte público de qualidade, tem trem, tem tram, tem ônibus, tem vôos baratíssimos, tem carona solidária. São tantas opções que fica difícil de escolher a preferida, não é mesmo?

Mas mesmo parecendo um mar de rosas, pode se tornar uma grande dor de cabeça se você não sabe as regras, os horários ou mesmo a língua. Qualquer erro pode te levar para o caminho oposto que você estava se dirigindo, confie em mim, (fiz isso mês passado) ou acabar pagando bem mais caro por um simples erro.

Mas vamos parar com esse chororô e vamos ao que interessa. Veni, vidi, vici, Transportes na Europa!

Quero economizar!

Essa é aquela dica que os mochileiros mais vão gostar, é possível se locomover longas distâncias com pouco dinheiro?

Sim sim sim!

Obviamente que não é tão perfeito assim, quanto mais barato, mais longa a viagem em quase (QUASE) todas as vezes.

Comecemos então pelo mais caro ou não, e rápido, os voos domésticos.

Voar

As empresas aéreas que fazem voos entre países da área do Schengen geralmente te oferecem dois valores, um para se quiser levar bagagem no porão do avião e outra para quem tem apenas bagagem de mão.

Essa é uma opção muito boa se você não quer perder tempo se locomovendo e as vezes é até mesmo possível encontrar passagens mais baratas do que as outras opções que daremos abaixo. Eu mesma já encontrei passagens da Alemanha a Portugal por $24 euros ida e volta no verão e não foi preciso nem mesmo buscar com muita antecedência. Companhias como Ryanair e EuroWings vira e mexe fazem promoções de última hora.

Então qual a melhor hora de comprar minha passagem?

Está aí uma pergunta boa, o aconselhável é que busque passagens com 3 meses de antecedência, nem mais, nem menos, é por volta dessa época que a companhia já fez algumas vendas de assentos e precisa preencher outros. Você irá perceber com o tempo que passagens entre países é mais econômica que dentro de um determinado país.

Entre os sites de busca que mais gosto, está o Skyscanner, é um site que não tem nenhuma comissão por vendas, ele direciona o comprador direto para o site da companhia. Já usei várias vezes e nunca tive problema com nenhuma das companhias que ele redireciona. O bom desse site é que ele te dá a opção de buscar por qualquer aeroporto ou qualquer lugar. Perfeito para uma fugidinha do roteiro.

silhouette of airplanes
Photo by Pixabay on Pexels.com

Por exemplo: Saindo de qualquer aeroporto para qualquer aeroporto na Itália, então você pode usar a ferramenta de buscar o mês inteiro e achar a cidade mais barata do Brasil que vai para a cidade e data mais barata na Itália.

Um outro site no qual já encontrei passagens muito baratas saindo da Europa e voltando, é o Itur.com, é um site alemão, mas nada que um navegador Chrome não resolva com sua mágica ferramenta de tradução a um clique. Esse último inverno encontrei passagens fugindo do frio alemão em direção às praias paradisíacas da República Dominicana ida e volta por $260 euros. Aconselho você a usar um applicativo VPN no seu navegador, pois comprando do Brasil pode ser que os preços mudem.

Ha ainda como voar de graça no Brasil. Pra saber como leia nosso texto especial sobre o assunto aqui.

Contras de viajar de avião:

  • A bagagem que vai no porão será sempre no máximo 23kg e mesmo se o voo for para o Brasil, o máximo da bagagem será 23kg a não ser que seja um voo comprado no Brasil e Saindo do Brasil e daí então as regras da infraero se aplicarão a bagagem.
  • É necessário ter em mãos documentos de identidade/passaporte e pegar filas;
  • É preciso estar no aeroporto com pelo menos 2h de antecedência.
  • Na europa há mais atrasos e cancelamentos de voos que o mesmo acontecer com os outros meios de transporte.

Viajando de carro

Essa é certamente uma dica para os viajantes mais ousados que mesmo com dificuldade com a outra língua, se aventurariam no carro com um estranho.

holidays car travel adventure
Photo by Mihis Alex on Pexels.com

Aqui a plataforma Blablacar funciona muito bem. Para você que não conhece ainda, o Blablacar é um serviço de caronas onde as pessoas que estão dirigindo oferecem espaço no carro afim de compartilhar gasolina e pedágio(s), para levar outras que vão para o mesmo lugar.

Esse é o que eu mais uso aqui na Alemanha. Uma viagem de Thuringen para Bonn, por exemplo, custa cerca de $15 euros de Blablacar. São 3 horas até o destino, e seria de 9 a 11 horas de ônibus ($8 euros) ou trem ($29,90 a $120 euros).

Parece perfeito de todos os lados, não é mesmo? É mais rápido, prático e econômico. Além do conforto e poder dormir sem medo de perder a parada. haha

Porém já aprendemos que nem tudo são rosas…

Contras:

Você irá viajar com um estranho. Isso pode ser assustador para muitas pessoas. Porém você pode olhar as qualificações da pessoa no site, comentários de quem já viajou com ela, ver sua foto e até mesmo fotos do carro.

Pode ser que o motorista não fale nenhuma língua em comum com você. Mas não se preocupe pois tudo que você precisa dizer é a cidade e estação de trem que quer descer.
Nem sempre encontramos a carona. É difícil confiar completamente que você irá conseguir a carona. Você pode aumentar a área de pesquisa para cidades vizinhas a sua e para onde vai e mesmo assim não encontrar ninguém fazendo aquela rota. Já aconteceu comigo.


O Blablacar deixou de ser gratuito em 2018 e passou a cobrar uma taxa de $0,99 para um mês e $1,99 por 6 meses de uso. É necessário ter um cartão internacional para pagar a carona no site.

Indo de Ônibus

Vou confessar para vocês que eu adoro viajar de ônibus. Não é tão ruim como dizem. Tendo tempo pode se transformar em uma grande mão na roda.

Há várias companhias que fazem trajetos na Europa e países vizinhos, A Flixbus é a mais conhecida. Em dezembro de 2017 fui a Croácia com parte da equipe do TTW e decidimos pegar uma viagem com uma companhia não tão conhecida e foi um desastre, o ônibus atrasou umas 5 horas para chegar, não tinha tomada, banheiro ou wifi. Tenso…

Mes se voce poder escolher entre a Flix (sim ja somos intimas) e outra cia, va de Flix!

Prós da Flixbus:

  • Tem wifi, banheiro, bebidas e snacks para comprar por um preço comum.
  • Limpo
  • As paradas são em lugares confiáveis e de fácil acesso
  • É barato
  • Ticket no app do celular

Contras:

  • Viagens mais longas
  • Permite 1 mala no porão ou cobram por mala adcional.

Pegando trem

A gente tem uma tendência de romantizar um pouco viagens de trem. Viajar de trem tem toda aquela expectativa de “lindas paisagens”, “café olhando a janela” etc, mas na prática pode ser incômodo. Se você não for fazer uma viagem para uma cidade popular, pode pagar um valor mais alto. Além de ter que fazer algumas trocas de trem até chegar no seu trajeto final.

clouds engine fast iron
Photo by Pixabay on Pexels.com

Viajar de trem pode tambem ser muito prático e conveniente. O trem é o meio de transporte mais seguro, após o avião, porém os preços são mais competitivos. Se você fizer sua reserva com antecedencia, e se planejar, os valores dos trens de alta velocidade, entre países vizinhos na europa, podem chegar a preços bem interessantes. Seguindo a regrinha dos 3 meses antes.

Costumam ser bais baratos que os voos e mais caros que as passagens de onibus, porém o meio mais rápido de transporte.

Mais rápido que o avião? Como assim?

Sim! Se o trajeto entre as duas cidades for de até 1h30 de vôo você vai precisar na verdade de 4h pra chegar la de avião. Se contar o checkin, o despacho de babagem, o embarque, o voo, pegar bagagem, mais deslocamento do aeroporto que sempre fica longe do centros… Faça as contas! O trem não tem nada disso.

Prós do trem

  • Pode chegar na estação com até menos de 30 min de antecedencia
  • Não precisa despachar bagagem, você mesmo coloca a mala no vagão.
  • Pontos de partida e chegada bem centralizados.
  • Fácil acesso via transporte público.
  • Mais espaçosos que ônibus ou avião.
  • É limpo, tem banheiros e muitas vezes até wi-fi.
  • Se você perder seu trem pode pegar o proximo pro mesmo destino.

Contras

  • Param em todas as estações no trajeto, igual um metrô.
  • Podem ser caros se deixados para ultima hora.

* Podem ser lentos dependendo do país. Preste atenção no tipo de trem.

Outra dica MASTER de viajar de trem é a possibilidade visitar uma cidade que fica no meio do trajeto pagando apenas uma passagem. Com as opções de ticket 12h isso é possivel. Imagina você indo de Madri pra Barcelona e dar uma paradinha de 6h em Saragoça?

Mas e as bagagens? 

Não esquente, as estações tem sistemas de locker com precos em 5$ e 10$, só deixar suas coisas, trancar e ir explorar antes de pegar os trilhos de novo.

Com certeza entre o ônibus, o carro, o vôo e o trem, tirando a diferença de valores, o trem é o mais vantajoso. Romântico ou não…

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.