Roteiro Viajar

6 dicas para montar um roteiro de viagem incrível

Descubra agora como criar o roteiro ideal para uma viagem inesquecível

(English version here)

Não há coisa melhor que explorar uma outra cidade, outro estado, outro país. Quando o assunto é viajar, principalmente quando vamos para um lugar totalmente novo, a primeira coisa que precisamos fazer e montar o nosso roteiro de viagem. O roteiro é peça fundamental de toda viagem de sucesso. Então aperte o cinto que aqui você vai encontrar as 5 principais dicas para tirar de letra e gastando menos!

1 – Perfil

Você já sabe de qual é tipo de viagem e de viajante estamos falando? A primeira coisa que precisamos descobrir  é o seu perfil. Descobrir o que você gosta de fazer, quanto você quer gastar, você irá sozinho ou acompanhado, a intenção da sua viagem. A partir daí vamos escolher os locais e as atrações que você vai curtir. Já descobriu seu perfil? Então agora vamos nessa!

2 – Planejamento

Ok, agora que você já sabe qual o estilo de viagem quer fazer chegou a hora de planejar o seu roteiro. Pode pegar papel e caneta escrever todas as coisas que você pensou em fazer. Esse é o momento de organizar as suas ideias. Comece colocando os lugares que tem vontade de conhecer. Se é viagem internacional coloque o país (ou países) e comece uma lista.  Coloque os nomes das cidades que gostaria de visitar. Depois pesquise sobre cada um deles e suas atrações e características. E decida pelo menos 2 ou 3 coisas que gostaria de ver ou fazer para cada destino. Busque as passagens com antecedência e economize!

3 – Tempo é dinheiro

Hora de definir quanto vamos gastar em tempo e em dinheiro. Nessa etapa descobrimos o que é possível ser feito na nossa viagem. Aqui você define quanto vai gastar para realizar essa trip. Estipule qual a estação do ano e quantos dias você tem pra visitar todos os lugares que listou. Abra o Google Maps e trace a melhor rota entre os destinos definidos, e a melhor forma de deslocamento. Pesquise transportes alternativos, viajar de ônibus ou trem costuma ser mais barato. Ficar em um Hostel, ao invés de Hotel, também faz bastante diferença no orçamento. E se você quer gastar ainda menos busque opções alternativas como a comunidade Couchsurfing.

Se organize de acordo com o tamanho de cada lugar e separe pelo menos 2 dias para cidades grandes. Separe o quanto você vai gastar diariamente, como alimentação,  e transporte e corte aqui e ali os excessos. Se atente para os destinos mais caros e equilibre seu roteiro para viajar mais gastando menos.

4 – Moeda e imigração

Chegou a hora de ver o que você precisa, legalmente e monetariamente, para decolar. Pesquise sobre a moeda utilizada e qual documentação necessária para circular naquele destino. Se for viagem internacional busque informações junto a embaixada sobre vistos e passaporte. Alguns países exigem seguro de saúde, comprovação de verba ou passagem de volta ao país de origem. Fique atento!

Sobre a moeda pesquise os valores de conversão e descubra qual agência de câmbio, ou banco, oferece o melhor negócio.

5 – Fazendo as malas

Agora pode começar a pensar no que vai levar na bagagem, além do nosso roteiro claro. Lembre-se que a sua mala precisa refletir o que você planejou ai em cima. Defina suas roupas e acessórios pensando nos lugares, no clima, e nas atividades que vai realizar. E não esqueça de deixar um espacinho para o que você vai trazer de lembrança!

A Dica de ouro

Depois de montar um roteiro de viagem usando as nossas dicas vá atrás de itens que podem te ajudar nessa jornada. Um carregador de celular portátil, por exemplo, pode salvar sua pele num dia longo, e um app de mapas offline também é uma boa jogada no caso da sua conexão de internet falhar. Imagine possíveis imprevistos previamente, e se prepare para não passar perrengues.

Curtiu nossas dicas e quer saber mais sobre a arte de viajar? Então curta  a nossa página no Facebook!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.