Crônica Viajar

Mitos e verdades sobre viajar sozinho

O tabu de viajar sozinho numa sociedade completamente individualista

Sabemos que botar o pé na estrada em solo version desperta a curiosidade e a desconfiança em muitos colegas e familiares. Se você for mulher então, já pode ir se preparando para uma carga três vezes maior de perguntas, e conselhos não solicitados, que parecem se multiplicar por onde você passa.

Ao que se parece a ideia de viajar sozinho simplesmente não passa pela cabeça da maioria das pessoas. O fato de você ter escolhido essa opção as intriga e fascina ao mesmo tempo causando um certo comportamento negativo com relação a você.

Porque você vai sozinho? Não tem nenhum amigo pra ir com você? Você vai fazer o que lá sozinho? E muito perigoso você não devia ir… Porque não vai com o namorado? Ou com a família? Há diversas excursões… Você está escondendo alguma coisa…

Essas são apenas algumas das asneiras que você com certeza vai ouvir ao contar que resolveu viajar sem companhia. E sabemos que se organizar para uma viagem já pode ser bem complexo sem ninguém buzinando negatividades no seu ouvido não é mesmo?

Pois relaxe, que por essa situação todo viajante já passou, ou vai passar, pelo menos um vez na vida e nao tem nada a ver com a sua escolha. Tem a ver com a nossa sociedade que não evoluiu o suficiente pra encarar que a nova geração de seres humanos não precisam mais viajar em bandos ou duplas. Tudo pode ser resolvido por você mesmo, com as ferramentas necessárias e muita responsabilidade. Se você consegue ser organizado o suficiente pra trabalhar, estudar e economizar a grana que vai gastar, ninguém tem que dar pitaco.

O mundo é um planeta com quase 8 bilhões de pessoas, viajar sozinho na verdade não é assim tão fácil. A não ser que você vá para o Deserto do Saara, ou para a Floresta Amazônica, as possibilidades caem bastante. Viajantes solitários nunca ficam sozinhos e sempre voltam com mais amigos, às vezes até melhores, do que quando foram.

Talvez as pessoas pensem que você vai sentar sozinho no chão do seu quarto de hotel e olhar pra parede todos os dias porque não tem com quem sair. Justamente naquele destino que você escolheu pelas diversas coisas para se fazer que não necessitam muito mais que um par de pernas pra realizar. Ou que talvez as pessoas vão achar você diferente demais pra puxar assunto… Sei la, tambem nao entendo.

A sua intenção ao ir sozinho pode ter sido tomada por diversas razões. Você pode estar precisando de um tempo para si, ou quer conhecer gente nova, se colocar à prova de como se vira, ou apenas está de saco cheio de todos os outros tipos de viagem que já fez e quer algo diferente. Seus motivos não vem ao caso e não devem ser encarados como algo anormal, como a sociedade parece pregar.

Vivemos um momento social em que tudo precisa ser compartilhado, mostrado, afirmado e reafirmado e que faça parte de um script pré-elaborado. Quando uma pessoa não se encaixa nesse padrão ela é questionada e vulgarizada por sua escolhas “diferentes”. Não deixe sua autenticidade se perder, e com ela seu sonho de desfrutar o que poucos tem oportunidade de fazer.

O que você precisa é se manter firme e não deixar que a opinião alheia, muitas vezes de quem não tem conhecimento nenhum sobre viajar, afete sua autoconfiança que é a característica que vai te ajudar mais nessa empreitada.

Se você está lendo esse texto, mas sua vibe não é viajar sozinho está tudo certo,  por favor só não critique aquele que o faz, porque ir sozinho também está certo. Nós somos uma comunidade de cidadãos do mundo e respeitar as escolhas pessoais faz parte da alma de todo verdadeiro viajante.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.